A principal função das contenções é preservar a posição dos dentes após o uso adequado dos aparelhos ortodônticos. O objetivo desses dispositivos é fazer com que os tecidos ao redor dos dentes estabeleçam uma base sólida, evitando que retornem à sua posição original.
Existem diferentes tipos de contenção, sendo que cada caso merece uma indicação individualizada. As contenções removíveis, de forma geral, são indicadas para o uso constante na arcada superior, por pelo menos 3 anos após finalizar o tratamento ortodôntico. Na arcada inferior, optamos, na maioria das vezes, pelas contenções fixas, devido à maior propensão de recidiva nesses dentes.
Muitos pais pensam que os dentes de leite dos filhos não precisam ser tratados… eles me dizem: “Dra., mas vai cair mesmo, não vai? Pra quê meu filho precisa tratar se o dente não é permanente?”. Vou te explicar:
Primeiro: porque ficar com uma lesão, mesmo no dente de leite, pode causar grande desconforto nos pequenos.
Segundo: alguns traumas podem atingir vasos sanguíneos e nervos do canal, causando infecções e abcessos que prejudicam inclusive os dentes permanentes em formação.
Terceiro: realizar apenas a extração precoce dos dentes de leite pode causar problemas ortodônticos e levar à necessidade do uso de aparelho ortodôntico.
Por isso, a conduta ideal é levar o seu pequeno ao dentista regularmente! E tratar SIM os dentinhos de leite quando necessário!
Bom dia com nossa querida secretária, Jéssica, nossa parceira que está sempre pronta para atender cada paciente com todo carinho <3
Com mais de 20 anos de experiência, hoje eu tenho muita alegria em dizer para os meus pacientes que é possível realizar um tratamento ortodôntico sem abrir mão da beleza.
A primeira escolha - e minha preferência pessoal - são os alinhadores transparentes da Invisalign. Além de extremamente eficazes, são muito práticos e imperceptíveis.
Quem não tem a possibilidade ou não deseja usar o Invisalign, pode contar com os aparelhos fixos de safira, que também indico muito aqui no consultório. Com um custo benefício bem bacana, neste modelo de aparelho fixo os bráquetes são confeccionados em monocristais de safira, um mineral translúcido que não contrasta com os dentes, deixando o sorriso mais natural e estético.
As duas opções beneficiam a estética do sorriso e são igualmente eficazes para o tratamento das disfunções ortodônticas. Agora me conte: se você fosse escolher, qual deles escolheria e por quê?
Por hoje, trabalho feito! Apagando as luzes aqui do consultório e me peguei pensando na história da clínica… Construída pela minha mãe, nos anos 80, cada cantinho dos nossos espaços foi pensado por ela, que amava tanto ser dentista!
Quando assumi a clínica, um dos propósitos que mantive foi o de melhorar cada vez mais o nosso espaço, mantendo a essência que minha mãe sempre defendeu: uma clínica de família, para receber outras famílias, como se estivessem em casa.
Do cheirinho à decoração, tudo aqui tem um pouco de história e muito carinho para atender vocês!
Explico, claro! O iTero é um scanner intraoral que nos permite obter imagens com riqueza de detalhes dos dentes e de toda a arcada dentária do paciente. Volte um post no feed e veja como funciona a ponteira deste equipamento.
Esse scanner substitui as antigas moldagens com massa, tornando o processo de muito mais confortável para o paciente que precisa iniciar um tratamento para clareamento dentário, placas de bruxismo ou Invisalign.
Na ortodontia, o Itero ainda nos ajuda a acompanhar e visualizar os resultados do tratamento ortodôntico, antes mesmo dele ser iniciado.
E tem mais: o scanner também nos ajuda no dia a dia clínico do paciente, permitindo o diagnóstico de lesões e o prognóstico a longo prazo de outras disfunções do sorriso, como dentes desgastados, quebrados ou a presença de cáries.
Tenho muito orgulho de oferecer para os meus pacientes esse scanner, o mais moderno na ortodontia!